terça-feira, 11 de agosto de 2009

CABOCLO, O AUTOR DAS INVENÇÕES

Aqui na fazenda, isqueiro é binga, cigarro é paieiro, mas calma, não se assutem, esse tem explicação, é que aqui caboclo fuma cirrago de palha, que é com fumo comprado mesmo, portanto o cigarro é, paieiro.

Se você já ouviu algumas dessas expressões por aí, então está apenas ''alembrando'' delas.

É, aqui tem umas coisas estranhas mesmo, muitas, nem a gente que convive diariamente com eles, entende, mas a cada dia é uma descoberta nova.

Você precisa ouvir a nova palavra umas duas vezes para se acostumar com ela, mas depois você aprende e pega o jeito da coisa. Sem contar que eles são muito criativos também.

Quando na sua casa, alguma coisa refletir, ela não está dando reflexo, ela está dando ar.

Outra boa, é que aqui o registro, virou rezistro. O raio-x é conhecido como rao-x, ou então, raul-x.

E também tem uma cara aqui que se chama Pedro Assolari, todo o pessoal conhece ele como Pedro Solar. Deve ser algum descentende do Sol, né?

E para mim a melhor de todas: caboclo na hora do aperto, ele faz suas necessidades no mato mesmo e quando um compadre chega pro outro e pergunta onde está o outro que sumiu, eles dizem com a naturalidade de uma criança que sabe o que quer:

-Ah o João? O João foi fazer uma viagem.

Esses dias aconteceu uma com meu pai que até hoje a gente tira sarro dele por causa disso.

Foi assim, meu pai estva com uma turma de boias-fria aqui na fazenda, aí meu pai precisava falar com o líder do grupo, que aqui é sempre chamado de gato, por sinal.

Ele procurou o sujeito por todo lado e não achou, até que ele chegou para um bóia-fria e perguntou:

-Onde o Tião está?

-Ah Doutor, o Tião foi fazer uma viagem.

Meu pai, que ainda não conhecia a expressão respondeu, ingênuamente:

-Mas como assim ele foi viajar? Eu preciso falar com ele? Ele deixou vocês aqui, sozinhos?

É, ele não entendeu nada, mas aprendeu, com certeza.

Eu só sei que aqui, o mundo é igualzinho aí, onde você está, mas o caboclo o interpreta com o seu modo de ver as coisas, e isso torna o dia a dia da gente mais legal. Para eles é rotina, mas a gente se diverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário